Business model canvas
Business Model Canvas
O business Model Canvas (BMC), nada mais é do que um “painel de modelo de negócios”, ou seja, é uma ferramenta estratégica que contribui de forma significativa para construção rápida e visual de novos produtos ou serviços. Para aplicar o canvas pode-se utiliza-lo impresso ou desenha-lo em um quadro.
O canvas possui nove elementos fundamentais que se comunicam entre si conforme a figura abaixo:
Segmento de Clientes
No bloco Segmentos de Clientes (Customers Segments), buscamos mapear para quem se está criando valor e quem são os potenciais clientes para os objetivos pretendidos. Exemplos de segmentos desses clientes são: consumidores da classe C, mulheres, idosos, consumidores de São Paulo, etc.
Proposta de Valor
Na Proposta de Valor (Value Proposition) são criadas propostas que atendam a determinadas necessidades desses potenciais clientes, sempre tendo os objetivos de negócio norteando a dinâmica. Exemplo dessas propostas de valor são conveniência, personalização, apoio a decisão, rapidez, redução de custos, entre outros. Os Segmentos de Clientes e as Propostas de Valor são os principais elementos, sobre os quais todo o restante do canvas se apoiará. Uma vez que já se tem uma prévia de clientes potenciais e propostas de valor, é necessário pensar em como fazer com que estes dois elementos fundamentais se encontrem, para isso são definidos e sugeridos os Canais de Distribuição (Channels), como Entrega à domicílio, Site de conteúdo, Newsletter, Atendimento presencial, através dos quais será possível distribuir e entregar as propostas de valor.
Relacionamento com o Cliente
É preciso