Conservação do momento angular
Departamento de Física Matemática
Guilherme Augusto Oliveira de Sena
Turma G2( segunda-feira 14:50 às 16:29)
Experimento 06: Conservação do momento angular
Belo Horizonte
2011
Introdução
A variação com o tempo do momento angular total de um sistema de partículas em relação a um ponto qualquer é igual à soma dos torques associados às forças externas que atuam sobre o sistema.
Caso a soma dos torques associados às forças externas que atuam sobre o sistema seja nula, ficamos com:
Podemos, assim, enunciar o princípio de conservação do momento angular: para um sistema isolado, isto é, quando o torque resultante das forças externas sobre o sistema é nulo, o momento angular total do sistema é constante.
L=I ω = m r v
Objetivos * Analisar o comportamento de um sistema aplicando conceitos da conservação do momento angular.
Materiais Utilizados
Figura1: Equipamento para análise da dinâmica do movimento rotacional
Analise dos resultados do ponto de vista da dinâmica
Rotação:
* Suspenda as duas massas simultâneas por meio do fio existente no ponto médio do carrossel; * Com a mão, imprima uma rotação ao sistema girando-o com uma velocidade não muito elevada; * Observe a rotação das massas suspensas avaliando visualmente a velocidade tangencial das massas; * Deixe as massas descerem ate a metade da intenção do fio de sustentação. O que ocorre com a velocidade tangencial das massas?
R:A velocidade tangencial diminui. * Deixe as massas descerem completamente ate o fio do curso do fio. O que ocorrem com a velocidade tangencial das massas? Compare com sua resposta.
R:A velocidade tangencial continua diminuindo. Com o aumento do raio, a velocidade tangencial tende a diminuir. Eles tem uma relação de equivalência inversa * Com o sistema girando, torne a suspender as massas tracionando o fio de sustentação. O que ocorre com a velocidade tangencial?
R:A velocidade