MOMENTO DE INÉRCIA E CONSERVAÇÃO DO MOMENTO ANGULAR
RELATÓRIO DE FÍSICA I – MOMENTO DE INÉRCIA E CONSERVAÇÃO DO MOMENTO ANGULAR
Resumo:
Torque ou momento de alavanca. É definido a partir da componente perpendicular ao eixo de rotação da força aplicada sobre um objeto que é efetivamente utilizada para fazê-lo girar em torno de um eixo ou ponto central conhecido como ponto pivô ou ponto de rotação. A distância do ponto pivô ao ponto onde atua uma força ‘F’ é chamada braço do momento e é denotada por ‘r’. Note que esta distância ‘r’ é também um vetor.
Consideremos que na extremidade de r há um corpo de massa m. Ao produto da força aplicada na extremidade d da alavanca pela distância da alavanca d e o seno do ângulo entre a linha sobre a qual está o braço de alavanca e a direção da força aplicada chamamos torque, ou momento de força. Um exemplo muito comum de torque é quando se aplica uma força perpendicular ao cabo de uma chave, fazendo-a girar um parafuso em torno de um ponto fixo, conforme na figura.
Introdução
O objetivo desta experiência é determinar o momento de inércia de um disco metálico e verificar o princípio da conservação do momento angular, quando o anel cai sobre o disco em rotação e encontrar seu momento de inércia.
Fórmulas usadas no experimento:
Torque em módulo,
sendo θ o ângulo entre o braço do momento e a força aplicada.
Energia cinética:
Conservação de energia: ( Ep=Ec )
Momento de inércia::
Descrição experimental
Neste primeiro experimento encontramos o momento de inércia de um disco de metal, de massa M e raio R. Soltaremos a massa M de uma altura H. Nesse instante o sistema tem uma energia potencial dada por mgh e energia cinética nula. Dispersando o atrito e a massa das polias e do fio e aplicando o principio da conservação de energia mecânica.
O momento de inércia de um disco também pode ser