física no dia-a-dia
Numa linguagem mais informal, poderá dizer-se que o torque é a medida de quanto uma força que age em um objeto faz com que o mesmo gire.
Conforme a segunda lei de Newton
Torque é a taxa de variação da aceleração.
Isto é, se integrarmos a função da aceleração encontraremos a função do torque.Torque e´um vetor, cujo módulo é o produto de uma força pelo braço de alavanca, a direção perpendicular ao plano do movimento de giro passando pelo ponto de apoio da alavanca e o sentido segundo a regra da mão direita.
Torque vem do torcer com determinada força(kgf) um objeto como o eixo através de um braço ou manivela que portanto tem uma distancia entre o local que está imprimindo a força e o centro do eixo ou do giro(m) chamado de momento torçor, numa rotação, por isso que sempre vem expressa em ¨X kgfm¨à Y rpm ! Um sarilho de levantar balde do fundo do poço dos antigamente é uma maquina que voce torce o eixo onde se enrola a corda ou cabo de aço! Se voce girar a manivela com força de 10 kgf cujo braço da manivela medir 30cm(0,3m) conseguindo girar 60 vezes por minuto, então a torção ou torque será de 3 kgfm a um regime de 60 rpm !!!! Num motor de carro não basta saber somente a potencia, mas também o torque a determinada rotação, pois aí sabe se que tipo de desempenho este veículo teria nas suas aceleradas em cada marcha.
Torque é a 'capacidade' de força exercida sobre alguma coisa que à faça girar, entrar em movimento de rotação.
Nos casos de equilíbrio, o somatório dos torques e o somatório das forças resultantes tem que ser zero.
Considerando um braço de alavanca de massa desprezível d = r com uma das