Proteção Meio Ambiente
TRABALHO STR-702 – PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE_PARTE B
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E RUÍDO AMBIENTAL
GRUPO
LUCAS EMANNUEL CURTY URBANECK – 46206
VANDERLEI FERNANDES DE SOUZA – 46105
MARCELO GARCIA ROSA - 46185
Professor: Michiel Wichers
1) O que é SMOG? Como é formado? Exemplifique algumas ocorrências históricas deste fenômeno.
Trata-se de um problema local de poluição. São episódios críticos em grandes cidades e dependem dos poluentes que são gerados e das condições climáticas existentes para sua dispersão. Podemos classifica-los como Smog Industrial e Smog Fotoquímico, muito embora não haja distinção entre os dois tipos e ambos podem ocorrer simultaneamente ou separadamente, em diferentes estações do ano, em uma mesma região.
- SMOG INDUSTRIAL, é típico das regiões frias e úmidas. Os picos de concentração ocorrem exatamente no inverno, em condições climáticas adversas para a dispersão dos poluentes. Um fenômeno meteorológico que agrava o smog industrial é a inversão térmica, quando os picos de concentração de poluentes ocorrem geralmente nas primeiras horas da manhã.
Os principais elementos desse tipo de smog provêm da queima de carvão e óleo combustível. Esse smog predomina em regiões industriais e em regiões onde é intensa a queima de óleo para aquecimento doméstico ou para geração de energia elétrica. Seus principais componentes são dióxido de enxofre e o material particulado. Esses dois compostos podem provocar sérias lesões respiratórias, principalmente pelo sinergismo negativo existente. Exemplos de cidade sujeitas a esse tipo de smog são Londres e Chicago, cidades de inverno rigoroso e com intensa queima de óleo e carvão. Uma das características desse tipo de smog, é a formação de uma espécie de névoa acinzentada que recobre as regiões onde ocorre.
- SMOG FOTOQUÍMICO, é típico em cidades ensolaradas, quentes, de clima seco. Os picos de poluição ocorrem em