PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE
Pólo: Porto Alegre
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
FIJ - Faculdades Integradas de Jacarepaguá
PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE
IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE PRÁTICA
A preservação do meio ambiente é um assunto amplamente discutido e estimulado, tanto por governos, organizações não governamentais quanto pelo meio privado. É consenso geral que o não uso adequado dos recursos naturais e a disposição irresponsável de resíduos sólidos e efluentes líquidos afetam negativamente a qualidade de vida de todos os seres vivos, incluindo o homem.
Conforme a norma ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental - Requisitos com orientações para uso, requisito 3.5, meio ambiente é a circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações. Estas inter-relações dos trabalhadores com o meio ambiente é o foco da Norma Regulamentadora nº 9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, pois em seu primeiro item, obriga as empresas a elaborar e implantar um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, que visa a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, considerando os riscos ambientais a que estes estão expostos.
A NR 9 - PPRA estabelece que os agentes físicos, químicos e biológicos devem ser mantidos em níveis e concentrações adequados, levando em consideração os parâmetros da NR 15 - Atividades e Operações Insalubres. Estes níveis de concentração podem ser alterados por fontes poluidoras dentro do próprio ambiente de trabalho ou externas a este. Outro requisito diretamente relacionado à Engenharia de Segurança do Trabalho é a NR 25 - Resíduos Industriais, que prevê a disposição adequada de resíduos gasosos, líquidos e sólidos. Nesta NR está salientado que a empresa também deve se sujeitar às legislações pertinentes nos níveis federal, estadual e municipal.
Do ponto de vista econômico, o uso de recursos naturais e a