Mobilidade
Mobilidade Urbana Sustentável é aquela que promove o planejamento integrado levando em consideração a interdependência entre os transportes, a saúde, o ambiente, o direito à cidade e os vários aspectos das políticas públicas como moradia, geração de emprego e renda, perfil de uso das fontes de energia utilizadas e, principalmente, a integração de todos os modais de transporte.
O Plano de Mobilidade Urbana de São Paulo tem como um dos princípios a integração dos sistemas de mobilidade urbana, com o intuito de incluir todos os modos de deslocamento (ônibus, metrô, trem, bicicleta, etc.), e desestimulando o transporte individual, dando maior prioridade ao transporte público coletivo e aos modos ativos (não motorizados).
Com base no diagnóstico do Plano de Mobilidade, o longo período de investimentos e incentivos ao transporte individual, com destaque para o automóvel, resultou em baixa eficiência de ocupação de via com muito espaço ocupado para transportar um pequeno número de pessoas. E uma das metas do PlanMob/SP 2015 é a reversão desse quadro, com 70% de transporte público coletivo e 30% de transporte individual.
Propostas do Plano de Mobilidade
Rede de corredores de ônibus
O foco desta iniciativa é a melhoria da acessibilidade e da mobilidade da população, que serão alcançadas pela disponibilização de uma rede interligada e abrangente de serviços de transporte público coletivo.
O intuito é criar uma rede que faça a interligação dos diversos lugares da cidade com suas respectivas áreas de influência, oferecendo alternativas de rota e de meio de transporte que permitam a cada cidadão programar e executar as viagens de cada dia segundo seu interesse.
Faixas exclusivas O programa tem por objetivo a melhoria do desempenho do transporte