Mkt grendene
A Grendene nasceu em 1971 como uma pequena fabrica de embalagens plásticas para garrafões de vinho e aos poucos se transformou na maior produtora de calcados sintéticos do Brasil.
Atualmente é um dos maiores produtores de calcados sintéticos do mundo e cerca de 21 mil funcionários estão distribuídos nas suas 05 unidades industriais, que estão localizadas no Ceara (sobral, Crato e Fortaleza) e no Rio Grande do Sul (Farroupilha e Carlos Barbosa).
Em 2006, seu faturamento bruto foi de R$ 1.392 milhões e seu volume de vendas atingiu a marca de 131,9 milhões de pares. Suas exportações cresceram 15% em dólar e 13,9% em volume.
O mercado interno é atendido por meio de representantes comerciais e o mercado externo através de exportações diretas, distribuidores e subsidiarias no exterior, além da divisão especial da Melissa para exportação (distribuição seletiva). Os principais países para os quais são vendidos seus produtos são Estados Unidos, Paraguai, Mexico e Argentina.
A Grendene conta com cerca de 60.000 pontos de vendas no Brasil e 20.000 no exterior.
Principais produtos
O portfólio tem seis linhas principais de produtos, que são divididas em quatro segmentos, masculino feminino, infantil e consumo de massa (que inclui calcados femininos e masculinos). Atualmente o portfólio conta com aproximadamente 180 modelos. As principais linhas são:
• Rider: e voltada para o publico masculino. As sandálias se consolidaram como um sinônimo de um gênero de produtos do Brasil, sendo comercializada em mais de 70 países;
• Grendha: direcionada para o publico feminino. A linha e bastante eclética, possui 05 segmentos: casual, tropical, fashion, verão e promocional;
• Ipanema: direcionada para o publico feminino. Tem como garota propaganda a top model Gisele Bundchen;
• Melissa: direcionada para o publico feminino. E uma linha bastante utilizada pelos fashionistas, o que valoriza a marca e o gênero do produto;
• Kids: direcionada ao publico infantil e