Mix de marketing turismo
O turismo atualmente é um dos setores que se destaca, pois com o fornecimento de serviços se tornou indispensável para o desenvolvimento socioeconômico. Nesse ramo o movimento financeiro é bastante expressivo, pois o fenômeno do consumo turístico se tornou uma das forças econômicas mais importantes do mundo.
Hoje o turismo é totalmente amplo, surgindo a cada instante, novas maneiras de se trabalhar essa indústria que funciona a partir do momento que se inter-relaciona com outras prestadoras de serviços como hotéis, agências, transportes, restaurantes, shoppings, lojas, ONG's, produtoras de comerciais, além dos Órgãos Públicos de promoção e elaboração do turismo local.
O turismo é um dos ramos da economia que mais cresce ao longo dos anos potencializando o desenvolvimento socioeconômico local e devido ao amplo crescimento do mercado turístico, surge um novo cliente com mais exigência, necessitando de serviços que atenda a sua individualidade. Assim, o turismo começou a ser trabalhado de modo segmentado, surgindo então ramificações como o turismo para terceira idade, ecológico, “single”, aventura, negócios, eventos, GLS entre outros, a fim de obter estratégias de atendimento com exclusividade.
O mercado turístico, por meio de sua segmentação permite decompor a população em grupos de igual gênero e natureza, e também a política de marketing que divide o mercado em partes homogêneas, cada uma com seus próprios canais de distribuição, motivações diferentes e outros fatores.
Essa maneira de trabalhar o turismo, o torna mais competitivo, criando inúmeras possibilidades de trabalho além dos desafios para os profissionais já enquadrados no mercado de trabalho ou para os turismólogos em formação que serão os responsáveis pelo planejamento desse novo turismo, mais conceituado e dinâmico, além de resolver em partes os problemas da sazonalidade presente na atividade turística.
Os novos consumidores dos produtos