mitocondria
Análise do filme “A Origem”
1° Ano de Jornalismo
Profº Maitha Graciano
Aluna: Thayla Regina de Azevedo
Cobi personagem principal do filme “A Origem”, tem uma grande dificuldade em relação a projeção de sua esposa já falecida Mol, no seu subconsciente. Pois a culpa que ele sente pela morte de Mol é tão grande que da poder para sua projeção surgir nos sonhos.
O motivo pelo qual ele se sente culpado é que quando eles ficaram presos em um dos níveis dos sonhos, Cobi fez uma inserção em Mol para que ela tivesse a consciência que eles estavam em um sonho, e que a única forma deles saírem de lá seria se eles se matassem. O problema é que mesmo depois que eles acordaram Mol ainda achava que estava sonhando, e se matou pensando que iria acordar daquele suposto sonho.
Cobi só conseguiu se livrar da projeção de sua esposa quando decidiu se perdoar. Mas isso não foi o suficiente para que ele pudesse voltar para a América, para os braços de seus filhos.
Antes de se matar Mol deixou uma carta acusando Cobi de ser o responsável pela sua morte, a intenção dela era fazer com que ele se jogasse daquele prédio com ela, pois ela o amava muito para deixá-lo. Antes de ser preso Cobi decidiu fugir.
Foi então que surgiu uma proposta de trabalho, Cobi foi desafiado a fazer uma inserção na mente de outra pessoa, em troca ele poderia voltar para seus filhos legalmente.
Para que conseguissem implantar uma ideia na mente de outra pessoa era preciso descer os três níveis completos do sonho, e para que desse certo foi preciso montar uma equipe.
A equipe foi formada por seis pessoas, cada uma com uma função muito importante para que nada desse errado. Entre essas pessoas está a arquiteta Ariadne, uma personagem muito importante para a construção dos sonhos, como arquiteta ela tem a função de construir os labirintos dos sonhos. O labirinto em questão pode ser entendido como o Grafo que mapeia o cérebro.