Mitocondria
Curso: Biologia
Polo: Arari
Biologia Celular
“Mitocôndrias”
Arari – MA
2011
Universidade Estadual do maranhão – UEMA
Curso: Biologia
Polo: Arari
Disciplina: Biologia Celular e Histologia
Prof.° José Malheiros
Alunas: Jeane Marques Campelo
Luana Reis Cardoso
Maria de Fátima Santos Martins
Biologia Celular
“Mitocôndrias”
Arari-MA
2011
1.0 Introdução
As mitocôndrias são organelas esféricas ou, mais freqüentemente alongadas nas micrografias eletrônicas aparecem constituídas por duas unidades de membranas sendo a interna pregueada originando dobras e forma de prateleiras ou de túbulos.
A principal função das mitocôndrias é liberar energia gradualmente das moléculas de ácido graxos e glicose provenientes dos alimentos, produzindo calor e moléculas de ATP. A energia armazenada no ATP é usada pelas células para realizar diversas atividades, como movimentação, secreção e divisão mitótica. As mitocôndrias participam também de outros processos do metabolismo celular (chama-se metabolismo ao conjunto de processos químicos de degradação e síntese de moléculas), muito variáveis conforme o tipo de células.
1.2 Mitocôndrias
As mitocôndrias (do grego mitos = filamento e condrio = partícula) são organelas de forma arredondada ou alongada presente no citoplasma das células eucariontes, que participam da respiração aeróbia e de diversas outras funções.
Essas organelas possuem diâmetros aproximados de 0,5 a 1,0 µm, variando o comprimento desde 0,5 até 10 µm. As mitocôndrias apresentam duas membranas que envolvem um espaço interno onde se localiza a matriz mitocondrial, contém uma substância finamente granulosa e elétron-densa, com diâmetro de 30 a 50 nm contendo cálcio e de função pouco conhecida. Contém filamentos de DNA, e ribossomos medindo 15 nm de diâmetro, portanto menores do que os do citossol e semelhantes aos das bactérias.
A membrana mitocondrial externa é lisa e muito permeável a diversos