missoes jesuítas
ARQUITETURA E URBANISMO
PAULA TEIXEIRA DA SILVA
MISSÕES JESUÍTICAS
FLORIANÓPOLIS - 2014
CONTEXTO HISTÓRICO
Espanha e Portugal se depararam com a necessidade de encontrar novas rotas de navegação devido à conquista de Constantinopla pelos turcos que limitou as atividades comerciais no Mediterrâneo, forçou a procura de novas rotas comerciais.
Com isso os Espanhóis chegaram à América em 1492 e os Portugueses no Brasil em 1500. Para evitar disputas, surgiu o tratado de Tordesilhas que delimitava as novas terras de cada país.
Enquanto isso, em Roma, a Igreja Católica passava por uma grande crise, conhecida como a ‘Reforma’, dividindo a Igreja entre católicos e protestantes. Para não continuar a perder fiéis, a Igreja Católica criou a “Contra-Reforma”, com o intuito de renovar a fé e a sua influência. A criação da Companhia de Jesus e do Concílio de Trento foram consequências da “Contra-Reforma”.
Inácio de Loyola fundou a Companhia de Jesus em 1534, e prezava pelo ensino, a organização e a disciplina nos trabalhos de evangelização.
Na colonização Espanhola, havia uma estrutura administrativa definida pelo “conselho das Índias”, e as “Leis das Índias” que definiam as normas para a fundação e estruturação das novas cidades.
Já na colonização Portuguesa o interesse maior era a exploração, como o “Ciclo do Pau Brasil”, depois veio as Capitanias Hereditárias com o intuito de povoar, defender e explorar o perímetro total das terras. Em 1549 foi adotado o sistema de Governos Gerais, que geraram um povoamento maior gerado pelos ciclos econômicos.
A Igreja Católica deve uma grande importância na ocupação dos territórios portugueses e espanhóis, através de colégios, igrejas e missões. Através das reduções os nativos eram reunidos e convertidos ao Catolicismo.
HISTÓRICO DAS MISSÕES
Surgiu nos territórios férteis do Guaíra (hoje a oeste do estado do Paraná) o primeiro povoado