Desmonte de Dissertação
Sumário 3
2.DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA 4
3.OBJETO GERAL 4
1. TEMA
O tecer das mãos : produção artesanal, design e sustentabilidade na serra gaúcha.
2. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
A reflexão sobre os problemas ambientais e suas interfaces com o design pode colaborar com a minimização dos impactos decorrentes de produtos que não atentam para os aspectos de sustentabilidade.
3. OBJETO GERAL
O objetivo geral é investigar e contextualizar os modos de vida e produção artesanal de três grupos que atuam na Serra Gaúcha, a fim de compreender suas relações com o design para a sustentabilidade.
4. OBJETO ESPECÍFICO Contextualizar os modos de vida sociocultural dos grupos, caracterizar os processos de produção artesanal dos grupos, identificar significados e valores percebidos em relação à produção artesanal.
5. JUSTIFICATIVA
A escolha pelos grupos de artesãos da Serra Gaúcha deu-se em função da existência de vários grupos próximos e acessíveis, o que facilitou a pesquisa. A pesquisa justifica-se por considerar-se necessária a reflexão sobre os problemas ambientais e suas interfaces com o design, de modo a contribuir para que os designers, pesquisadores e profissionais colaborem para a minimização dos impactos decorrentes de produtos que não atentam para os aspectos de sustentabilidade. Portanto, o trabalho tem a intenção de estabelecer uma relação entre o design, o artesanato e o ambiente natural, já que estudos acadêmicos são incipientes nesse sentido. Outro aspecto importante refere-se à possibilidade que se vislumbra em relação à influência exercida pelo artesanato no sentido de preservação da cultura, de fortalecimento do capital social e econômico e na preservação ambiental.
6. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
Pesquisa Qualitativa
Pesquisa Bibliográfica
Análise Documental
Pesquisa de Campo
Entrevistas
7. PROCEDIMENTO TÉCNICO
Para o desenvolvimento do trabalho utiliza-se o método de pesquisa qualitativa. Essa abordagem se justifica porque