Trabalho de metodos
2013
Introdução
O objetivo desse trabalho é abordar alguns métodos e extração de lavras usados em mineradoras, tanto como a importância do método escolhido devido a viabilidade econômica, questões sociais, geográficas e ambientais e a influencia do método na mineração.
Foram observadas em algumas reportagens o tipo de métodos, tal como a extração utilizados em diferentes mineradoras e os motivos que a levaram usar tais métodos.
A escolha do método de lavra é uma das decisões mais importantes que são tomadas durante o estudo de viabilidade econômica, nessa hora leva se em conta critérios geológico, social, geográfico e ambiental. Condições de segurança e higiene também devem ser garantidas, outros aspectos outros aspectos também importantes são a estabilidade da mina, a recuperação do minério e a produtividade, outro fato que também determina a escolha do método são as características físicas do depósito.
Reportagens
1. Equipamentos móveis aumentam a produtividade em Baltar
Aquisição de carregadeira frontal com capacidade de carga de 7,6 m³ permitiu à mineradora dobrar a capacidade de produção de cimento em poucos meses. A Baltar é a única mina de calcário subterrânea no Brasil, a mina integra a unidade de Santa Helena, que fabrica cimento a granel. Atualmente, a extração de minério desse corpo profundo ocorre a mais de 330 m de profundidade, em painéis de lavra com abertura de salões de desmonte intercalados por pilares, numa extensão longitudinal de quase 2 km. “A continuidade da exploração do minério em níveis mais profundos da mina para desenvolvimento de novos painéis de lavra poderá ser confirmada, no futuro, por meio de pesquisa mineral com sondagens e estudos de viabilidade técnica-econômica, a depender da demanda do mercado cimenteiro”. Avalia Haroldo Crispi, gerente de mineração da Unidade.