Os jesuítas, entradas e bandeiras e missões
* Os jesuítas:
Os jesuítas, nome pelo qual são conhecidos desde a fundação os membros da Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio de Loyola, são religiosos padres e irmãos não sacerdotes.
A Companhia de Jesus foi criada logo após a Reforma Protestante (século XVI), como uma forma de barrar o avanço do protestantismo no mundo. Portanto, esta ordem religiosa foi criada no contexto da Contra-Reforma Católica. Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil no ano de 1549, com a expedição do primeiro governador-geral, Tomé de Souza. Eram comandados pelo padre Manuel da Nóbrega, e edificaram a primeira escola elementar brasileira, em Salvador.
* Objetivos dos jesuítas:
- Levar o catolicismo para as regiões recém-descobertas, no século XVI, principalmente à América;
- Catequizar os índios americanos, transmitindo-lhes as línguas portuguesa e espanhola, os costumes europeus e a religião católica;
- Difundir o catolicismo na Índia, China e África, evitando o avanço do protestantismo nestas regiões;
- Construir e desenvolver escolas católicas em diversas regiões do mundo.
Com o descobrimento do Brasil os índios ficaram à mercê dos interesses alheios: as cidades desejavam integrá-los ao processo colonizador; os jesuítas desejavam convertê-los ao cristianismo e aos valores europeus; os colonos estavam interessados em usá-los como escravos. Os jesuítas então pensaram em afastar os índios dos interesses dos colonizadores e criaram as missões (aldeamentos) no interior do território, que dariam origem mais tarde aos principais núcleos populacionais do Brasil. O Padre José de Anchieta foi o principal jesuíta em ação, responsável pela fundação de diversas Missões. Nestas Missões, os índios, além de passarem pelo processo de catequização, também são orientados ao trabalho agrícola, que garantiam aos jesuítas uma de suas fontes de renda.
As Missões acabaram por transformar os índios nômades em sedentários,