Para que filosofia? a origem da filosofia. o nascimento da filosofia.
Para que Filosofia? A origem da Filosofia. O nascimento da Filosofia.
De acordo com Marilena Chaui a Filosofia é para não darmos aceitação imediata às coisas, sem antes fazer algumas considerações, mas O que é Filosofia? É não aceitar como natural o que é obvio as coisas, as ideias, valores e comportamentos sem antes investigar e compreender, Chaui (2012).
A Filosofia vem ao longo dos anos nos
mostrando seu conceito sobre a realidade, sobre o racional, o pensamento lógico diante dos acontecimentos do mundo e as causas naturais. Podemos dizer que a filosofia exerce poder sobre os mais profundos intelectos, técnicas, ações e distingui suas diferenças respeitando as suas características.
É o estudo dos questionamentos e problemas dos humanos, dos valores morais, estéticos, do conhecimento em seus diversos conceitos, buscando a verdade, sem se considerar como verdade absoluta. O amor e o respeito pelo saber surgem quando alguns gregos começam a questionar a realidade, O que era justiça? O que era verdade?
Porém dizer que a filosofia é algo tipicamente grego não isola a possibilidade de haver filósofos em lugares mais antigos que a Grécia, como na China milenar, com sua filosofia de vida, normas de comportamento. A Filosofia não se atém a experimentos, mas também não descarta a hipótese de fazê-los, tendo como percussores do empirismo
Platão e Socrates. Os métodos são fundamentados na análise do pensamento, experiências e da mente, na lógica. Tendo sua origem no século VI a.C, na Grécia antiga, que é chamada de “o berço da Filosofia ocidental”.
Comparando a história da Filosofia, com a Filosofia atual temos novos conceitos e duvidas nos estudos do passado, como aplica-los ao mundo atual? Em uma sociedade que tem acesso à tecnologia avançada será que, o comportamento de um homem de hoje, é o mesmo comportamento de um homem da Grécia antiga? Que participava de reuniões em praças para entender a natureza e seu funcionamento? Hoje temos