Origem e Nascimento da Filosofia
A Filosofia, vista e entendida como aspiração ao conhecimento lógico, racional e sistemático é uma fato tipicamente grego, pois ela possui certas características, apresenta certas formas de pensar e de exprimir os pensamentos, estabelece certas concepções sobre a realidade, o pensamento e a ação. Vem do grego Philo e Shopia que significam, respectivamente, amizade e sabedoria, portanto, a palavra Filosofia quer dizer amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.
Pitágoras, matemático de renome, diz que o princípio de todas as coisas é o número e que a natureza é feita de um sistema de relações ou de proposições matemáticas produzidas a partir da unidade, do número 1, da oposição entre os números pares e ímpares, da combinação entre as superfícies e os volumes, de tal modo que essas proporções e combinações apareçam para nossos órgãos dos sentidos de forma contrária: quente, frio; seco, úmido; duro, mole; etc. Ainda segundo o filósofo, o pensamento impetra a realidade em sua estrutura matemática, enquanto nossos sentidos alcançam o modo como a estrutura matemática da natureza aparece para nós, sob a forma de qualidades opostas.
Marilena Chauí, no livro Convite á Filosofia, aborda que a Filosofia é um modo de pensar, de raciocinar, de exprimir os pensamentos. Ela ressalta ainda que a ciência surgiu especificamente com os gregos e tornou-se, tempos depois, o modo de refletir predominante da cultura européia ocidental. Os gregos, através da filosofia, instituíram, para o Ocidente Europeu, os princípios fundamentais da razão, racionalidade, ciência, ética, política, etc.
Entusiasmados com a realidade vivida e insatisfeitos com as explicações trazidas pela tradição, pelos mitos, muitos pensadores gregos começaram a questionar e ao mesmo tempo em que questionavam, procuravam repostas e mais respostas. Para a autora, esses pensadores passaram a acreditar que a verdade do mundo e do homem não era algo tão secreto que necessitasse ser,