A origem e o nascimento da filosofia
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
PEDAGOGIA
CURSO EMERGENCIAL
DISCIPLINA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I
A ORIGEM E O NASCIMENTO DA FILOSOFIA
JULIANA DE CAMARGO BENEDITO VENTRAMELIS
MARINGÁ
MARÇO/2012
INTRODUÇÃO A filosofia não é um sistema cristalizado no tempo e sim uma doutrina viva e dinâmica, em pleno desenvolvimento, buscando assimilar todos os elementos aproveitáveis das teorias cientificas e filosóficas do século XX. A filosofia é em sua origem, uma ciência universal. (Santos, 1966) A filosofia não é, portanto, entre os gregos, ciência partículas ou soma do conhecimento, é uma síntese que estuda as coisas enquanto formam um conjunto harmônico e universal, com a finalidade de descobrir os princípios que regem a vida ao mundo. Numa palavra, a filosofia, segundo a expressão de Aristóteles, é a ciência dos princípios e das causas. Deve-se entender, portanto, a expressão filosofia, como uma tentativa de levar a prática de filosofia, tentando tornar a historia da filosofia acessível para que os seres humanos filosofem com ela. Pois bem, num sentido mais amplo, ela não só designa a tentativa particular de Lipman quanto a uma nova área, ou campo de interesse da própria filosofia, a de fazer. (KOHAN, 2000, P.14)
ORIGEM DA FILOSOFIA
A palavra “filosofia” de origem grega é composta de duas outras: philo e sophia. Philo quer dizer “aquele ou aquela que tem um sentimento amigável”, pois deriva de philia que significa “amizade e amor fraterno”. Shopia quer dizer “sabedoria” e dela vem à palavra sophos, sábio.
Filosofia significa, portanto, “amizade pela sabedoria” ou “amor e respeito pelo saber”. Filósofo o que ama ser sábio, que é amigo do sábio ou tem amizade pelo saber, deseja ser sábio.
Assim, filosofia indica a disposição interior de quem estima o saber, ou o estado de espirito da pessoa que deseja o conhecimento, o procura e o respeita.
De acordo com CHAUI (2011, p.32), atribui-se ao filósofo grego