Origem do pensamento humano e o nascimento da filosofia
Segundo a Bíblia em Genesis 3, 1-7 diz que o ser humano começou a duvidar e querer o entendimento assim como o conhecimento de Deus, e esse foi o primeiro relato que se teve da formação do pensamento, que foi pela desobediência, então a partir daí começaram a surgir novas curiosidades em compreender como o universo funcionava verdadeiramente. E mais a frente em colossenses diz que tomemos cuidado com as sutilezas vans da filosofia e caiam nas tradições o homem e perdem a cristo.
Timóteo fala que guardemos o que nos foi confiado para que o saber não nos venha chamar de falsos. E fecha esse pensamento em Tiago 1.5 que ensina como obter a sabedoria através de Deus, porém alguém que necessite de sabedoria peca-a Deus. Sem duvidar com muita fé e toda sabedoria que precisa.
Origem da Filosofia
A palavra Filosofia deriva do grego “Philosophia”
Sophia significa sabedoria
Philo significa “amor filial”, ou amizade
Literalmente, o filosofo é um amigo ou amante da Sophia alguém que admira e busca a sabedoria. “Por volta de V a.c, ao responder a um de seus discípulos que ele não era um ‘sabio”, mas apenas alguém que amava a sabedoria. O filosofo grego Pitágoras usou o termo pela primeira vez.
A Filosofia ocidental como um conhecimento coeso e estabelecido surge na Grécia Antiga com a figura de Tales de Mileto, o primeiro a buscar uma explicação para os fenômenos da natureza usando a razão e não os mitos como eram de costume. Como a Religião ela também teve sua morte decretada, no entanto, a filosofia ocidental já perdura a mais de 2.500 anos, tendo sido “mãe” de quase todas as ciências (Psicologia, Antropologia, História, Física, Astronomia e qualquer outra derivam direta ou indiretamente da filosofia, as “filhas” ciências se ocupam de objetos de estudos específicos, e a “mãe” do “todo” totalidade do real, no entanto diferente