a filosofia
A palavra filosofia
A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amizade pela sabedoria” ou “amor e respeito pelo saber”. Filósofo: o que ama ser sábio ou tem amizade pelo saber, deseja ser sábio. Assim, filosofia indica a disposição interior de quem estima o saber.
Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos a invenção da palavra filosofia. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la e amá-la, tornando-se filósofos. Pitágoras queria dizer que o filósofo não é movido por interesses comerciais ou financeiros, não faz das ideias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores, em resumo, é movido pelo desejo de saber. A verdade não pertence a ninguém, ela está diante de todos nós como algo a ser procurado e é encontrada por todos aqueles que a desejarem, que tiverem olhos para vê-la e coragem para buscá-la.
A filosofia surgiu quando alguns gregos, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas. Em suma, a filosofia surgiu quando alguns pensadores gregos se deram conta de que a verdade do mundo e dos humanos não era algo secreto e misterioso, mas que, podia ser conhecida por todos por meio das operações mentais de raciocínio.
O legado da filosofia grega para o Ocidente europeu
A filosofia é uma instituição cultural tipicamente grega que, por razões históricas e políticas, veio a se tornar, no correr dos séculos, o modo de pensar e de se exprimir predominante da chamada cultura europeia ocidental.
Quando se diz que a filosofia é um fato grego, o que se quer dizer é que ela possui certas características, apresenta certas formas de pensar e de exprimir os pensamentos, estabelece certas concepções sobre o que sejam a realidade, a razão, a linguagem, a ação, as técnicas, completamente diferente de outras culturas.
Os principais traços que definem a atividade filosófica na época de