Missões jesuiticas
Aluno
Profª.
educandario
Licenciatura em História (HID 0220) – Práticas Educativas do Módulo I
23/11/2011
RESUMO
Através do tema ¨Missões Jesuíticas¨ será abordada a trajetória missionária brasileira, alicerçada nos valores e ensinamentos repassados aos indígenas na saga jesuítica. O resgate das missões será feito por meio de pesquisas bibliográficas (livros, internet) para melhor explanar o tema proposto. Será relatado como e porque surgiu a Companhia de Jesus, sua vinda ao Brasil, dificuldades na educação dos indígenas, seu trabalho missionário, primeiramente apenas de catequização e, mais tarde, de proteção ao nativo. Os impactos sócio-culturais e as vantagens obtidas com a criação das missões. As lutas e conflitos para impedir a escravização dos nativos, o que resultou em 1759 na expulsão dos jesuítas de todo o território brasileiro e das colônias de Portugal. E, finalmente, as contribuições e relíquias deixadas pelo trabalho dos jesuítas e o trabalho que ainda atualmente prestam. Esse trabalho é muito importante para conseguirmos compreender o difícil trajeto percorrido pelos nossos antepassados e o que esse passado tem de relação com o presente e o futuro.
Palavras-chave: Missões Jesuíticas; Companhia de Jesus; Expulsão dos jesuítas.
1 INTRODUÇÃO
Com este trabalho ¨As Missões Jesuíticas” será abordado a trajetória da Companhia De Jesus, que surgiu na Idade Média , no ano 1534, com a segregação e enfraquecimento da Igreja Católica, culminando na reforma de Martinho Lutero. Após esse fato a Igreja Católica adota um novo sistema: a Contra Reforma, a fim de resgatar o seu poderio e sua influência religiosa.
Em 1549, desembarcaram no Brasil os primeiros jesuítas, membros da comitiva civilizatória, acompanhados pelo primeiro governador geral – Tomé De Souza.
A Companhia De Jesus veio com a missão de fornecer assistência religiosa aos recém chegados e domesticar os povos nativos. Pouco valor se dava ao povo daqui,