Liberalismo
Os princípios básicos, no caso, a base do liberalismo é que ele:
Defende a propriedade privada;
Defende a liberdade e o individualismo econômica;
Defende a liberdade do contrato de trabalho;
Defende e respeita as leis naturais da economia;
Defende a liberdade de comercio e produção.
O liberalismo teve como teóricos Jonh Locke, Adam Smith, Thomas Malthus e David Ricardo. Iremos falar um pouco de cada um dele abaixo.
Jonh Locke
Nascido em 29 de agosto de 1632, foi um filósofo inglês e ideológico do liberalismo, falecendo em 28 de outubro de 1704, com 72 anos de idade. Locke nunca se casou e muito menos deixou herdeiros.
Conhecido como o pai do liberalismo político, Locke defendia a renovação contratual entre os governantes e governados, também podendo ser considerado um precursor da democracia liberal, dada a importância que atribui à liberdade e à tolerância.
Na obra “Primeiro tratado sobre o governo civil”, critica a tradição que afirmava o direito divino dos reis, declarando que a vida política é uma invenção humana, completamente independente das questões divinas. Na sua obra posterior, “Segundo tratado sobre o governo civil”, expõe sua teoria do Estado Liberal e a propriedade privada. Para Locke, as pessoas podiam contestar um governo injusto e não eram obrigadas a aceitar suas decisões. Adam Smith Nascido na Escócia em 5 de junho de 1723, Adam Smith viveu apenas 67 anos, falescendoefermo e dolorosamente na capital Escocesa em 17 de julho de 1790.