miscibilidade
Bruno
Marcos
Robert
Thiago
EXPERIMENTO-VII
DETERMINAÇÃO DA MISCIBILIDADE DE SOLVENTES
Mogi das Cruzes, SP
2010
INTRODUÇÃO
Os compostos orgânicos puros, freqüentemente, apresentam ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade e índice de refração característica. Estas propriedades físicas são baseadas na estrutura mais provável da substância e nas forças que atuam entre as moléculas e íons. As temperaturas nas quais as mudanças de estado ocorrem são uma indicação da força das forças intermoleculares.
OBJETIVO
Verificaremos a solubilidade dos seguintes solventes orgânicos com água: hexano, tolueno, éter etílico, clorofórmio, acetato de etila, ácido acético, álcool etílico, etilenodiamina, acetona, para isto, adicionaremos em um tubo de ensaio, cerca de 3 mL de água destilada e em seguida 3 mL de solvente desejado, repetiremos esse passo até concluirmos o experimento com todos os solventes.
Misture bem, e verifique se os dois líquidos são miscíveis ou se formam duas fases.
MATERIAIS
Materiais
Béquer, tubo de ensaio, proveta, água destilada, hexano, tolueno, éter etílico, clorofórmio, acetato de etila, ácido acético, álcool etílico, etilenodiamina, acetona.
Procedimento
Com o auxilio de uma proveta medimos 3 mL de água destilada e despejamos no tubo de ensaio, em seguida medimos 3 mL do solvente desejado e despejamos o mesmo no tubo de ensaio que está a água destilada, misturamos bem e verificamos se ocorreu o aparecimento de uma fase (miscível) ou duas fases (imiscível). Repetimos esse passo com todos os solventes e verificamos o aparecimento das fases.
Dados dos solventes
Solventes
Ponto de ebulição (°C)
Miscibilidade em água
Água
100
---------------
Hexano
69
Não miscível
Tolueno
111
Não miscível
Éter etílico
34,5
Não miscível
Clorofórmio
61,7
Não miscível
Acetato de etila
77,1
Não miscível
Ácido acético
117,9
Miscível
Álcool etílico
78,3