mary richmond
Mary Ellen Richmond nasceu em 1861, na cidade de Belleville.
Perdeu seus pais com três anos de idade e partir desse fato, foi criada por sua avó e tia, morando em Baltimore. Em 1878, ela se muda para Nova York, onde sofre com problemas financeiros.
Após dois anos em Nova York, retornou à Baltimore, trabalhando como assistente de bibliotecária.
Inicia seu trabalho, em 1888,como tesoureira na Sociedade da Organização da Caridade (COS). Em 1891, tornou-se secretária geral da COS. Mary participa, em 1897, da Conferencia Nacional da Caridade e Correção em Toronto, propondo a criação de uma escola para o ensino de filantropia aplicada.
ESCOLA DE FILANTROPIA APLICADA
Richmond acreditava que através do ensino especializado se teria a necessária qualificação para realização do diagnóstico social.
Em 1898, em Nova York, surge o curso de aprendizagem da aplicação científica da filantropia, e no ano seguinte a primeira Escola de Filantropia.
CONCEPÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DE SERVIÇO SOCIAL
Concepção dominante na sociedade burguesa de que aos problemas sociais estavam associados problemas de caráter, Richmond concebia a tarefa assistencial como eminentemente reintegradora e reformadora do caráter.
Utilizava o diagnóstico social como estratégia para promover tal reforma e para reintegrar o indivíduo na sociedade.
Prática individual da assistência, através do inquérito e com o apoio de um diagnóstico social bem elaborado.
METODOLOGIA UTILIZADA
Uma grande influência para Richmond foi a enfermeira britânica, Florence Nightingale, que colocava a visita domiciliar como trabalho de maior importância.
Richmond estabelece a preparação de visitadoras domiciliares (home visitors ).
Social workers preparing for a home visit