Miro
Objetivo -
1- Montar um circuito misto com 3 resistores no protoboard. - Calcular e medir as correntes. - Calcular a resistência total. - Calcular quedas de tensão. - Calcular potência.
2 - Desenvolver os cálculos no papel , para conferir se os resultados obtidos estão de acordo com o do multímetro.
Material utilizado -
- Protoboard
- 3 Resistores cujos valores são : 1,2 k ohms , 5,5 k ohms , 46 k ohms
- cabos
- Multímetro
- Fonte de alimentação 10V
Procedimento -
R1= 1,2 k ohms , R2= 5,5 k ohms , R3= 46 k ohms
Inicialmente pegou-se os resistores e foi obtida a leitura do valor de resistência
Em seguida foi selecionada a escala do multímetro adequada para medir o valor da resistência, e foi realizada a medição através do mesmo.
Esse procedimento foi repetido para os demais resistores em seguida montou-se o circuito, conectando dois resistores em paralelo( 5,5 k ohms e 46 k ohms), sendo que nesse grupo também teve um resistor em série (1,2 k ohms) como mostrado na figura acima.
Para podermos calcular a resistência equivalente de um circuito misto, deve-se primeiramente calcular os resistores que estão em paralelo, até que o mesmo vire um circuito em série simples.
Após feita a simplificação do circuito misto para um circuito série simples, basta aplicar a equação a seguir para encontrar a resistência equivalente total:
ReT = R1 + Req
Após alimentar com uma tensão de 10V depois de montado o circuito, utilizou-se o multímetro na escala adequada para medir as correntes.
Resistência total : 6,1k ohms
Corrente calculada: 1,6 mA Corrente medida : 1,62 mA Queda de tensão :
Calculado: VR1 = 1,92 V VR2,VR3 = 8,08 V