Santo agostinho
A caminho de Cartago, para completar sua educação, ingressou em um caminho moralmente duvidoso, adotando o Maniqueísmo – doutrina que dava existência concreta tanto ao bem quanto ao mal -, para compreender e legitimar sua opção pela intensa sensualidade. Concluída sua formação, fundou uma escola nesta mesma cidade, seguindo depois para Roma e Milão. No ano de 386 ele abandonou de vez a pedagogia, ao completar trinta e dois anos, por motivos de saúde e também por seus dilemas espirituais.
Neste momento ele abandona a filosofia maniqueísta e descobre o neoplatonismo, através do qual começa a compreender a verdadeira espiritualidade. Aos poucos ele deixa de lado a luxúria e, em setembro deste mesmo ano, inicia sua conversão ao Cristianismo. Ele se isola então em Milão, durante alguns meses, junto com a mãe, o filho e alguns seguidores, abdicando do mundo, da profissão e do casamento. Um ano depois, por influência e pelas mãos de Ambrósio de Milão, ele foi batizado durante a Páscoa, e então voltou para sua terra natal, instituindo aí um monastério, depois da morte da mãe e de dispor de todos os seus bens.
Ele foi ordenado padre em 391, sagrado como bispo em 395, liderando a Igreja de Hipona até sua morte. Seus sermões tornaram-se célebres – atualmente preserva-se pelo menos 350 destes discursos, considerados todos autênticos. Durante sua permanência à frente desta instituição cristã, Santo Agostinho incentivou a repressão dos Donatistas – grupo cristão considerado herético pelo