Atividades aquaticas
NATAÇÃO - A boa adaptação ao meio líquido dependerá principalmente da relação criança e água, sendo resultado da maneira pela qual a aproximaram do meio líquido e do tempo que lhe concederam para brincar. (Trindade, 1990)
Deve se trabalhar a sustentação, onde o aluno mostra ter o domínio em relação aos movimentos e equilíbrio do corpo na água. A sustentação poderá ser feita na posição vertical, ventral (horizontal) ou diagonal do corpo em relação ao nível da água, através dos movimentos dos braços, das pernas ou dos braços e pernas juntas. Após a fase de sustentação o aluno já está apto a passar para fase de propulsão de pernas e braços, onde ele irá aprender a dar as primeiras pernadas e braçadas do Crawl, considerado o principal nado na natação.
REMO - É importante trabalhar a respiração. O trabalho cardiovascular (corridas em solo, areia e arquibancada) pois o praticante de remo precisa de uma capacidade aeróbica muito boa. No remo são 2 formas indicadas de respiração:
1) Você deve expirar o ar durante a remada, e inspirar o ar durante o tempo de recuperação.
2) Você deve respirar fundo durante a remada, e respirar fundo também durante o período de recuperação.
CANOAGEM - enfatiza a segurança do aluno e de terceiros. No aprendizado da canoagem desenvolve coordenação motora, equilíbrio, desenvolvimento físico, contato com o meio ambiente natural, respeito ao próximo, segurança pessoal e de terceiros, além do prazer proporcionado pelo simples contato com a natureza, (praia, mar e vegetações), sobre como proteger e usar de forma sustentável o meio ambiente (educação ambiental). E para completar o aluno ainda tem o desenvolvimento de potencialidades físicas, psíquicas e orgânicas do corpo como: equilíbrio, concentração, atenção, desenvolvimento muscular, aumento da capacidade aeróbica (condicionamento físico), aumento da