Teste do slump
(ABNT NM 67:1998)
1. INTRODUÇÃO
Este ensaio tem como objetivo verificar a uniformidade do abatimento entre uma remessa e outra do concreto. Este ensaio aplica-se aos concretos cuja consistência seja plástica, com abatimento igual ou superior a 10 mm. O fato de requerer equipamentos simples e de fácil transporte torna-o prático para aplicação de canteiros de obras. Se o agregado do concreto possuir dimensão máxima maior que 38 mm, o procedimento sofre alterações, o ensaio deve ser realizado sobre a fração do concreto que passa pela peneira de 38 mm.
2. EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS
a. Molde tronco-cônico (100 mm x 200 mm x 300 mm).
b. Colarinho metálico.
c. Placa metálica quadrada (500 mm x 500 mm).
1. Haste de socamento com extremidade semi-esférica (16 mm x 600 mm).
e. Régua metálica graduada (300 mm).
f. Concha.
3. CUIDADOS ESPECIAIS
a. Umedecer as paredes internas do molde e da placa.
b. Montar o equipamento (placa, molde e colarinho), apoiar os pés sobre as aletas do molde e preenchê-lo em 3 camadas de mesma altura, adensando cada camada antes da colocação da camada seguinte.
c. Adensar cada camada com 25 golpes uniformes distribuídos pela haste de socamento, de modo que atinja a camada anteriormente adensada.
d. Manter um excesso constante de concreto na borda superior ao adensar a última camada. e. Retirar o colarinho e rasar a superfície.
f. Pressionar as alças do molde para baixo, retirar os pés das aletas e, num tempo de 5 a
10s, levantar cuidadosamente o molde, na direção vertical.
g. Determinar a diferença entre a altura do molde e a altura média da amostra assentada e expressá-la em milímetros, com aproximação de 5 mm.
Figura 1 - Seqüência esquemática do ensaio
4. CUIDADOS ESPECIAIS
a. Inclinar levemente a haste de socamento para efetuar golpes próximos à parede interna do molde, permitindo o adensamento uniforme das camadas.
b. Montar o equipamento (placa,