Teste de Slump
1) MÉTODO/NORMA: NBR-NM67 (1998) – Determinação da Consistência pelo Abatimento do Tronco.
2) OBJETIVO: Determinar e analisar a consistência e a fluidez do concreto produzido com traço experimental, e a resistência desse concreto á ensaios de compressão.
3) MATERIAIS:
- Cimento Portland Composto Polzolânico 32 – marca ribeirão.
- Areia média;
-Brita 1;
-Brita 2 ;
4) EQUIPAMENTOS: Foram utilizados para a realização deste equipamento, o Cone de Abrans, soquete e chapa metálica, que formam o conjunto para a realização do teste de Slump.
5) FERRAMENTAS: Para o preparo do concreto que foi utilizado no teste, fez-se o uso de Formas para misturar os materiais, enxada e colheres de pedreiro que foram utilizadas na mistura e no amassamento.
6) PROCEDIMENTOS:
Primeiramente, fabricou-se o concreto á ser analisado no Slump test. Para isso fez-se a separação dos materiais, utilizando um traço experimental de 1:1:2, em volume, onde foram recolhidas 01 lata de cimento, 01 lata de areia média, 01 lata de Brita 1 e 01 lata de Brita 2. A quantidade de água utilizada foi de 1,5 lata.
Recolhidos os materiais, foram misturados os componentes secos, sendo acrescentada 01 lata de água no início da mistura, o restante da água foi acrescentada gradativamente ao processo de amassamento daquele concreto.
Segundamente, realizou-se o teste de abatimento pelo cone de Abrans, Slump Test. Para isso os equipamentos utilizados, foram molhados a fim de evitar qualquer aderência do concreto á eles. A chapa metálica utilizada como base para o cone foi colocada sobre uma superfície plana e á sombra, de modo á minimizar qualquer interferência externa.
Em seguida o cone de Abrans foi colocado sobre a chapa metálica e um integrante da equipe pisou sobre as abas do cone, de modo a mantê-lo firme sobre a superfície.
Preencheu-se o cone até 1/3 de sua altura com uma camada de concreto, e foram dados 25 golpes em formato espiral com soquete metálico