teste de slump
BOMFIM, Valdson - UNIT
Controle de Qualidade
Introdução
A consistência do concreto está relacionada com suas próprias características, com a mobilidade da massa e a coesão entre seus componentes. Modificando a proporção de água adicionada ou empregando aditivos, sua plasticidade é alterada, variando a deformação do concreto perante esforços.
A consistência é um dos principais fatores que influenciam na trabalhabilidade do concreto, sendo que esta última depende também de características da obra e dos métodos adotados para o transporte, lançamento e adensamento do concreto. A trabalhabilidade é uma propriedade do concreto recém-misturado que determina a facilidade e a homogeneidade com a qual o material pode ser utilizado.
O ensaio do abatimento do concreto, também conhecido como Slump Test, é realizado para verificar a trabalhabilidade do concreto em seu estado plástico, buscando medir sua consistência e avaliar se está adequado para o uso a que se destina.
No Brasil este ensaio é regulamentado pela NBRNM67 (1998) – Determinação da Consistência pelo Abatimento do Tronco de Cone.
Considerando as especificações dos concretos utilizados na construção civil o Slump-Test é muito útil para o controle da qualidade do concreto no estado fresco. No entanto, é preciso ter a garantia que o concreto foi dosado adequadamente e que a trabalhabilidade foi verificada durante o seu preparo.
Nos dias 5 e 12 de Novembro de 2014, os alunos do curso técnico em Edificações, fabricaram concreto e realizaram um Slump-Test no mesmo. Os procedimentos e resultados estão descritos neste relatório
Objetivo
O objetivo primordial do SLUMP TEST determinação da trabalhabilidade e controle da quantidade de água adicionada no concreto fresco . Materiais
Para a realização deste experimento são necessários:
01 Slump
01 Areia lavada 18,380 kg
01 Brita ¾ 17,480 kg
01 Agua 4,06 L
01 Cimento CPII –Z- 32 Figura 2: Slump