Miopia Em Marketing
Administração de Marketing - Severino Pereira
Aluna - Tamara de Souza Freitas - 201468041-6
Resenha do artigo Miopia em Marketing
Como citado no próprio artigo, o tema discutido é a visão curta que muitas empresas possuem, o que as impede de definir suas possibilidades de mercado. Como resultado disso, essas empresas acabam deixando que outras empresas lhe tirem os clientes, o que as levam até mesmo à falência.
O autor acredita que não existe o que se chama de setor de rápida expansão, mas apenas companhias organizadas e dirigidas de forma a aproveitar as oportunidades de expansão. E, para poderem sobreviver no mercado, essas empresas terão de tramar a obsolescência daquilo que agora é seu ganha-pão.
Ele defende que a saturação do mercado não é a razão pela qual o desenvolvimento de alguns setores é ameaçado, detido ou retardado, mas sim porque houve uma falha administrativa. Mais especificamente, uma falha na cúpula.
Mais adiante, são apresentadas condições que provocam o chamdo ciclo auto-ilusório de grande ascenção de uma empresa e sua queda despercebida. Essas condições são a crença de que o desenvolvimento é assegurado por uma população em crescimento e mais opulenta; a crença de que não há substituto que possa concorrer com o principal produto da indústria; a fé exagerada na produção em massa e nas vantagens na queda rápida dos custos unitários, à medida que aumenta a produção; e a preocupação com um produto que se presta à experimentação científica cuidadosamente controlada, ao aperfeiçoamento e à redução dos custos de fabricação. Durante o artigo, todas essas condições são explicadas com exemplos de empresas do ramo do Petróleo, do ramo dos Automóveis e da Eletrônica.
Após a apresentação de cada condição citada anteriormente, ele ressalta que é de grande importância que todos os empresários compreendam que um setor de atividade representa um processo de atendimento do cliente e não da produção de bens.
Dessa maneira, o autor conclui que a