Miopia em Marketing
1. Segundo Levitt, o que significa miopia em marketing. Exemplificar.
Refere-se à falta de atenção das empresas sobre as constantes exigências do mercado. É necessário haver inovação e qualidade, pois estas evitam que produtos/serviços se tornem dispensáveis, obsoletos, precocemente. Um exemplo é o setor de petróleo, que aos poucos vem deixando de ser um negócio de rápida expansão e com pouca inovação.
2. Segundo o texto, qual seria o problema em se preocupar com o produto ao invés de se preocupar com o cliente. De outra forma, em que a empresa seria prejudicada em definir seu negócio como venda de gasolina ao invés de venda de energia.
Perde-se em qualidade, conforto em observar as melhorias possíveis de serem implementadas de forma à além de oferecer determinado produto, oferecer diferencial, inovações. Quando se “fala em venda de gasolina” se destaca a venda do produto em si, simplesmente. Quando se utiliza a expressão “venda de energia” se agrega valor ao mesmo produto.
3. Discuta a “ameaça de obsolescência”, trazendo exemplos do contexto brasileiro. As empresas inseridas no setor de rápida expansão, acreditavam que seu produto era o melhor, único, sendo que acabavam por ser substituídos por produto de outra empresa com qualidade ainda melhor. Então, não é difícil que em algum momento as empresas sofram com uma defasagem de seu produto/serviço. Por isso, é necessário estar atento ao mercado, constantemente. Os exemplos trazidos por Levitt são de fácil associação à nossa realidade atual: mercados pequenos, substituídos por
Supermercados, atacados que atendem ao varejo.
4. Explique e exemplifique as diferenças entre marketing e venda.
Marketing: preocupa-se com a idéia de satisfazer às necessidades do cliente por meio do produto e de todo o conjunto de coisas ligadas à sua fabricação, à sua entrega e, finalmente, ao seu consumo e de como o cliente percebe este produto. Enquanto a venda se preocupa com a