pedagogia
A influência da música na educação escolar
São Bernardo do Campo
2012
1. Música: Conceito
A música é algo que está sempre associada à cultura e às tradições de um povo e de sua época, é um produto cultural que procura suscitar uma experiência estética no ouvinte. Que também constitui em um estímulo no campo perceptivo do homem, uma vez que pode assumir várias funções, como: o caso do entretenimento ambiente criado ou da comunicação. Ao longo do tempo as preferências musicais da população podem mudar constantemente, isso acontece devido ao desenvolvimento tecnológico e a grande influência que os meios de comunicação exercem sobre os indivíduos.
Segundo Bréscia, a música é “uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações”. Conforme dados antropológicos as primeiras músicas foram usadas em rituais, com o passar do tempo começou a ser utilizada em louvadores.
Atualmente existem diversas definições para a música, porém de um modo geral ela é considerada ciência e arte. Gaiza (1988, p.22), ressalta que: “A música e o som, enquanto energia estimula o movimento interno e externo no homem, impulsionando-o a ação e promovem nele uma multiplicidade de condutas de diferentes qualidades e grau”.
A música é composta por dois elementos básicos, que são os sons e os silêncios. O som é a sensação captada pelo ouvido, através das variações de pressão produzidas pelo movimento vibratório dos corpos sonoros e que se transmitem pelo ar. A ausência do som é o silêncio, o qual nunca é absoluto, tendo em conta a existência do barulho externo.
O som engloba quatro parâmetros fundamentais: a altura, a frequência produzida por um corpo sonoro, o som grave ou agudo, a duração do tempo que as vibrações que produzem o som, a intensidade e a força produzida pelo som representada pela amplitude e o timbre que a qualidade que permite distinguir entre os diferentes instrumentos