Vacinação na rede publica
Atividade Prática Supervisionada do curso de Biomedicina 3º semestre (manhã) apresentado á Universidade Paulista – UNIP.
RESUMO
Com o advento da vacina, desde os seus primeiros rumores no século
XVIII na Europa, as principais doenças que infestavam a população mundial, como a Varíola, começaram a se tornarem previníveis, e com o avanço da tecnologia erradicáveis com o auxílio da nova “arma” da medicina, a vacinação.
No cenário brasileiro, as vacinas atualmente são estratégias eficazes contra várias doenças infectocontagiosas, fazendo parte de um calendário de vacinação disponibilizado gratuitamente pelo governo. Além de entender a origem e a eficácia das vacinas, a forma como são produzidas as vacinas disponíveis na rede pública, mostram as principais maneiras de confecção; vivo atenuada, onde o microorganismo encontra-se vivo, porém quase não possui a capacidade de causar a doença; inativas, na qual o microorganismo é inativado por agentes químicos ou físicos por tanto não existe a possibilidade de causar enfermidade, e a forma recombinante, onde é feita a manipulação genética do microorganismo. Todo o conhecimento obtido na pesquisa não exclui a necessidade de conscientização da população brasileira sobre a prevenção de doenças que acometem não só crianças, mas também adultos e que podem ser prevenidas com a vacinação.
Palavras-chave: Vacinação. Vacina. Doenças.
4
ABSTRACT
With the advent of the vaccine since its first rumors in the eighteenth century in Europe, the main diseases that plagued the world's population, as the smallpox began to become preventable, and with the advancement of technology eradicable with the help of the new "weapon" medicine, vaccination.
In the Brazilian context, vaccines are currently effective strategies against various infectious diseases as part of a vaccination schedule provided free by the government. Besides understanding the origin and