Miopia do marketing
GEN
Marketing – Ferramentas e Aplicações Estratégicas
Santos
2012
Miopia de Marketing – Theodore Levitt
Atualmente, as empresas buscam conquistar cada vez mais o mercado, sendo o principal objetivo a aquisição de clientes e suas satisfações. Mas para que esse objetivo seja alcançado, cabe ao líder lançar o estilo da companhia, suas orientações e metas. Isto significa que ele precisa saber exatamente por onde ele mesmo deseja ir, assegurando-se de que a organização toda esteja entusiasmadamente ciente disso, a menos que ele saiba para onde está indo e qualquer caminho o conduzirá a esse local. A empresa não pode ter uma visão curta, pois dessa forma, não consegue identificar as oportunidades de mercado.
Os negócios de grande e rápida expansão e queda despercebida, em geral revelam um mesmo histórico de algumas condições:
- a crença de que o desenvolvimento é assegurado por uma população em crescimento;
- a crença de que não há substituto que possa concorrer com o principal produto da indústria;
- a fé exagerada na produção em massa e nas vantagens na queda rápida dos custos unitários, à medida que aumenta a produção e a preocupação com o produto que se presta à experimentação científica cuidadosamente controlada, ao aperfeiçoamento e a redução dos custos de fabricação.
Os empresários e investidores do passado não esperavam mudanças no mercado, para eles o mercado continuaria o mesmo, e sua maior preocupação era com o produto/serviço.
As organizações atuais precisam estar atentas as constantes exigências do mercado. A inovação e a qualidade são requisitos fundamentais, para que os produtos/serviços não percam a competitividade. O produto/serviço precisa estar em constante aperfeiçoamento, sempre mostrando superioridade ao anterior e aos outros produtos/serviços que possam