Petrobrás
6° período Administração
O Ambiente Organizacional da Petrobrás
1- De acordo com o caso, quais os Stakeholders internos e externos da Petrobrás?
R- Internos: estado brasileiro, acionistas, diretoria da organização e funcionários.
Externos: Bolsa de valores de Nova York, Bovespa, indústria e fornecedores e consumidores de derivados de Petróleo e Gás.
2- O fato do governo brasileiroser o principal acionista da empresa afeta sua posição de Stakeholder? Justifique.
R- Sim, o governo brasileiro pode vetar propostas,impedir mudanças, pois o presidente e os principais diretores da empresa são nomeados pelo presidente da república, assim, acaba afetando projetos de longo prazo,crescimento e produtividade da Petrobrás.
3- Por que podemos dizer que, até 1995, os concorrentes não eram um Stakeholder da organização? Como isso afetou o crescimento organizacional? Explique.
R- Em 1995 a Petrobrás detinha o monopólio de prospecção, exploração e refino do petroléo no Brasil, a empresa não possuia concorrentes, permitindo um crescimento contínuo em suas atividades e ganhos, apesar de não incentivá-la a incrementar sua produtividade e eficiência.
4- Como a influência governamental afeta a política de preços da empresa?
R- A petrobrás segue uma política de preços formulada com o governo brasileiro. A empresa como instrumento de desenvolvimento nacional e sendo os combustíveis um elemento indispensável para todas as atividades produtivas, os valores cobrados dos consumidores influenciam diretamente o crescimento econômico do país afetando também a inflação brasileira.
5- Por que, desde 2001, o número de acionistas estrangeiros da empresa cresceu muito? O que esse fato representa para a empresa? Por que ele pode prejudicar a opinião pública sobre a empresa?
R- Desde 2001 o número de acionistas estrangeiros cresceu muito, pois as ações passaram a ser negociadas juntamente com as ações ordinárias na bolsa de Nova York.