mioma uterino
O que é Mioma?
Os miomas, também conhecidos por leiomiomas ou fibromas, são tumores benignos sólidos formados por tecido muscular que crescem na parede do útero. Apesar de serem chamados de “tumores”, os miomas não aumentam o risco de câncer de útero.
Os miomas podem variar em tamanho e localização. Geralmente apresentam crescimento lento e não causam sintomas. Aproximadamente 3 em cada 4 mulheres terão um diagnóstico de mioma durante a sua vida, porém a maioria será assintomática. Os miomas são sintomáticos em apenas 25% das mulheres e devem ser tratados somente nestes casos.
Localização
Quanto à localização, podem ser de 3 tipos: submucoso, intramuscular e subseroso.
Submucoso: embaixo da superfície da mucosa do útero, deformando a cavidade endometrial
Intramural: na parede muscular do útero
Subseroso: embaixo do revestimento externo do útero. Podem ser pediculados.
O que causa o mioma?
A causa dos miomas não é bem estabelecida e parece depender de vários fatores, inclusive uma predisposição genética. A maioria se desenvolve durante a vida reprodutiva, são estrogênio dependentes e tendem a crescer rapidamente durante a gravidez. Após a menopausa, os miomas tendem a diminuir devido a diminuição da produção de estrogênio.
Quais são os sintomas ?
Os sintomas dependem da localização do mioma, do número e tamanho dos miomas. Os sintomas mais comuns são:
Aumento do fluxo e/ou duração da mentruação
Sensação de peso ou pressão em baixo ventre
Alterações urinarioas ou gastrointestinais
Infertilidade ou abortamento
Dor pélvica aguda: acontece em raros casos quando o mioma é pediculado e torce, interrompendo seu aporte sanguíneo ou quando o mioma cresce mais que o seu suprimento sanguineo, diminuindo a chegada de sangue à ele e então o mioma começa a necrosar.
Diagnóstico
O diagnóstico é baseado na história clínica da mulher, no exame ginecológico e na ultrassonografia.