Miomas
Miomas (também conhecidos por fibromas ou leiomiomas) são tumores sólidos benignos formados por tecido muscular.
A designação científica é leiomioma uterino (leio=liso + mio = músculo + oma = tumor benigno). É um tumor benigno composto basicamente de músculo uterino que cresce dentro ou fora do útero e pode alterar o formato do órgão à medida que se desenvolve. Estima-se que oito em cada 10 mulheres em idade reprodutiva descubram miomas. Os miomas não estão associados a um risco aumentado de câncer de útero e quase nunca se transformam em câncer. Esse tumor atinge cerca de 50% das mulheres na faixa etária dos 30 aos 50 anos.
Também chamado de fibroide uterino, o mioma se desenvolve a partir do tecido muscular liso do útero (miométrio). Uma única célula se divide repetidamente e desenfreadamente, até criar uma massa distinta dos tecidos próximos. Os padrões de crescimento de miomas uterinos variam, podendo se desenvolver de forma lenta, rapidamente ou permanecer do mesmo tamanho. Alguns miomas passam por surtos de crescimento, e alguns podem encolher por conta própria. Inclusive, muitos miomas que acontecem durante a gravidez tendem a encolher ou desaparecer após o parto. O índice é de três a nove vezes mais em mulheres da raça negra. Não existe registro da enfermidade antes da primeira menstruação. Microscopia de um fibromioma–tumor benigno uterino feito de musculo liso.
Tipos de Mioma
Miomas subserosos: localizam-se na porção mais externa do útero e geralmente crescem para fora. Este tipo de mioma não costuma afetar o fluxo menstrual, porém, pode torna-rse desconfortável pelo seu tamanho e pressão sobre outros órgãos da pelve.
Miomas pediculados: são ligados à superfície uterina por uma ponte fibromuscular e por onde vem também sua circulação. Normalmente assintomáticos, o seu crescimento ao longo do