radioatividade
A radioatividade é um processo no qual um núcleo instável emite partículas, aleatoriamente, visando estabilizar-se.
Basicamente, comecemos pela definição do que é um núcleo instável.E nada melhor do que fazer uma comparação simples para mostrar o conceito do núcleo instável. Imagine-se segurando uma pilha de três livros, e uma de dez livros.Qual dessas pilhas seria derrubada mais facilmente?Claramente, a segunda, pois a maior quantidade de livros implica em uma perca de estabilidade na pilha.Já a primeira também pode ser derrubada, só que precisará de um esforço maior.
Situação semelhante acontece com núcleos instáveis.Tomemos por exemplo um núcleo de Iodo, mais precisamente de um de seus isótopos, o Iodo 131, usado na Medicina Nuclear.Normalmente, a massa atômica do Iodo é de aproximadamente 127 unidades.Isso implica, portanto, que foram adicionados nêutrons no átomo de Iodo 131.
Sendo que o isótopo possui diferenças em relação ao isótopo mais estável, ele provavelmente emitirá radiações, visando tornar-se, através do decaimento radioativo, onde através da emissão de radiação/partículas, um elemento menos estável vai convertendo-se em um composto mais estável.
Antes de mais conteúdo, vamos olhar os tipos de radiações existentes:
Radiação Alfa(Partícula Alfa) As partículas alfa, simbolizadas por 2α4, são partículas equiparáveis a um núcleo de Hélio(2He4).Portanto, quando um núcleo instável emite uma partícula alfa, ele tem seu número atômico reduzido em duas unidades e seu número de massa reduzido em 4 unidades.
Radiação Beta(Partícula Beta) As partículas beta são semelhantes aos elétrons.Elas advém da desintegração de um nêutron, que produz um próton, um elétron, e uma subpartícula chamada neutrino.Pelo surgimento de um próton, pode-se dizer que a partícula Beta é simbolizada por -1β0 .Portanto, quando um núcleo instável emite uma partícula beta, ele tem o seu número atômico aumentado em 1 unidade.
Radiação Gama(Partícula