Miologia
Conceito
- As células musculares especializam-se para a contração e o relaxamento, agrupando-se em fascículos (ou feixes) para formarem os músculos, que se acham fixados pelas suas extremidades.
-As células musculares são frequentemente denominadas fibras musculares, porque são longas e estreitas quando relaxadas, são células contráteis especializadas.
-Os músculos movem os segmentos do corpo por encurtamento da distância que existe entre suas extremidades fixadas - contração.
Mecânica Muscular
- As extremidades do músculo prendem-se em pelo menos dois ossos, de modo que o músculo cruza a articulação.
-A contração do ventre muscular produz um trabalho mecânico representado pelo deslocamento de um segmento do corpo.
- As fibras musculares podem reduzir em cerca de um terço ou metade do seu comprimento de repouso. Trabalho (T) = Potência (P) do músculo X Amplitude de contração • potência – número de fibras do ventre muscular • amplitude - grau de encurtamento
Ação muscular
Afirma se que qualquer movimento envolve a ação de vários músculos. E a este trabalho em conjunto dá se o nome de coordenação motora.
Classificação Funcional dos Músculos
Agonista: quando um músculo é o agente principal na execução de um movimento.
Antagonista: quando um músculo se opõe ao trabalho de um agonista, seja para regular a rapidez ou a potencia de ação deste agonista.
Sinergista: quando um músculo atua no sentido de eliminar algum movimento indesejado que poderia ser produzido pelo agonista.
Tipos de contração muscular (Tônica, Fásica, e Reflexa).
Contração Tônica: mesmo quando estão relaxados os músculos, de um individuo consciente estão quase sempre levemente contraídos. Essa pequena contração (tônus muscular), dá ao músculo certa firmeza, ajudando na estabilidade e na postura, mantendo o músculo pronto para responder o