Mc luhan
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo contar um pouco sobre a história de Herbert Marshall McLuhan. Dessa forma, será possivel compreender um pouco mais de sua vida, sua trajetoria e seus trabalhos realizados durante sua vida. Com tudo isso, o objetivo deste trabalho é mostrar como era e é as influências desse teórico dentro dos meios de comunicação.
Biografia
Seu pai era corretor de seguros. Já sua mãe Elsie Hall McLuhan era mulher cosmopolita, culta, oriunda do Leste, das Províncias Marítimas de ascendência inglesa, bem-educada e declamadora por formação, uma figura conhecida nos círculos que viajavam pelo Canadá fazendo leituras dramáticas. Apesar de sua constante ausência, era ela quem dirigia a família e quem orientou Marshall e seu irmão caçula, Maurice (que se tornou ministro presbiteriano) para carreiras intelectuais. Herbert Marshall McLuhan Nasceu a 21 de Julho de 1911, em Edmonton, Canadá. Em 1920. Quando McLuhan tinha nove anos, a família mudou-se de Edmonton para Winnipeg e foi ali que ele cursou o colegial e faculdade.
Estimulado pela mãe, solicitou e obteve uma bolsa de estudos na Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
Começou por estudar Engenharia, na Universidade de Manitoba, em 1932, mas acabou por se formar em Literatura Inglesa Moderna, em 1934. Ensinou na Universidade de Wisconsin entre 1936 e 1937. Fez o mestrado em Cambridge, em 1939, e doutorou-se em filosofia, em 1943, com uma tese sobre o autor satírico inglês Thomas Nashe.
Entre 1944 e 1946, foi professor de literatura na Universidade de Assumption, Wisconsin e Saint Louis, nos Estados Unidos, e na Universidade de Toronto, entre 1946 e 1979. Das cerca de 15 obras que publicou.
As ideias
McLuhan introduz as expressões o impacto sensorial, “meio é a mensagem” e a aldeia global como metáforas para a sociedade contemporânea, ao ponto de se tornarem parte da nossa linguagem do dia a dia.
Teórico dos meios de comunicação foi precursor dos