Resumo (livro técnicas da comunicação escrita)
O livro técnicas da comunicação escrita, de Izidoro Blikstein traz ao leitor a importância de escrever bem.
O livro discute e apresente técnicas para redigir uma mensagem clara e objetiva. Essa discussão aborda técnicas para que o leitor tenha sucesso na produção de textos. É um conteúdo simples de fácil entendimento divertido, pois o autor “brinca” com a língua portuguesa narrando uma engraçada história.
A história tem o seguinte titulo: “Quem não escreve bem perde o trem”, onde o gerente apressado pede para que sua secretária lhe compre uma passagem de trem para o Rio de Janeiro. Mas ocorre um ruído na informação e sua secretária acaba fazendo o pedido errado e criando uma enorme confusão.
Ao perceber o erro, o gerente pede explicações sobre o que estava acontecendo. Nesse momento começa uma divertida aula de português, sendo a secretária a professora e o aluno o gerente. Que aprende muitas técnicas de comunicação, para que sua mensagem fique clara e que não ocorram descodificações erradas.
Segredos de comunicação são apresentados ao leitor para que o mesmo compreenda melhor onde o gerente apressado errou ao enviar à mensagem, o livro leva você a ficar atento, não basta somente uma idéia clara e brilhante, mas sim que o remetente entenda a mensagem e a execute conforme o destinatário pensou.
Signos e códigos aparecem para mostra as varias formas de se interpretar uma mensagem.
Agarrar o leitor é um dos últimos capítulos do livro, Mc Luhan pai do “gancho frio” mostra a teoria da temperatura da comunicação, como pescar o leitor. Boas estratégias são fundamentais para essa conquista, mas cuidado são necessários para não sobrecarregarem a mensagem e acabar com a “pescaria”
Traduzir informações verbais ou lingüísticas em