Bomba de pistão
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
PROFESSORA: Flanciane
Manutenção e operação de bomba
Bomba de Pistão
É um tipo de bomba de alta pressão e o seu funcionamento pode ser comparado a uma seringa: há um cilindro com um volume X (o corpo da seringa) e um pistão que puxa e/ou empurra o líquido/ar com X 'batidas' (ou o movimento de entrada e saída) por minuto ou mesmo segundos (a parte móvel da seringa).
As bombas de pistão geram uma ação de bombeamento, fazendo com que os pistões se alterem dentro de um tambor cilíndrico.
O mecanismo de bombeamento de uma bomba de pistão consiste basicamente de um tambor de cilindro, pistões com sapatas, placa de deslizamento, sapata, mola de sapata e placa de orifício.
.
Vantagens (1) Baixo nível de ruído;
(2) Compensação de pressão;
(3) Compensação remota de pressão;
(4) Sensoriamento de carga;
(5) Baixa pressão de alívio.
.
Quando um tambor de cilindro gira, a sapata do pistão segue a superfície da placa de deslizamento (a placa de deslizamento não gira). Uma vez que a placa de deslizamento está a um dado ângulo o pistão alterna dentro do cilindro. Em uma das metades do ciclo de rotação, o pistão sai do bloco do cilindro e gera um volume crescente. Na outra metade do ciclo de rotação, este pistão entra no bloco e gera um volume decrescente.
Na prática, o tambor do cilindro é adaptado com muitos pistões. As sapatas dos pistões são forçadas contra a superfície da placa de deslizamento pela sapata e pela mola. Para separar o fluido que entra do fluido que sai, uma placa de orifício é colocada na extremidade do bloco do cilindro, que fica do lado oposto ao da placa de deslizamento.
Um eixo é ligado ao tambor do cilindro, que o conecta ao elemento acionado. Este eixo pode ficar localizado na extremidade do bloco, onde há fluxo, ou, como acontece mais comumente, ele pode ser posicionado na extremidade da placa de