Marshall Mc Luhan
O trabalho que será desenvolvido, gira em torno de Marshall Mc Luhan e a expressão que criou: “O meio é a mensagem”, escrito em seu livro “Os meios de comunicação como extensões do homem”, com o objetivo final de relacionar sua famosa expressão ao filme “12 anos de Escravidão”, dirigido por Steve McQueen.
Serão utilizados como fontes de pesquisa livros, artigos, conteúdo citado em aula e sites.
O trabalho será dividido em quatro partes:
1. Biografia de Marshall Mc Luhan
2. Análise da expressão “O Meio é a Mensagem”
3. Relação da Expressão com o filme “12 Anos de Escravidão”
2 BIOGRAFIA DE MARSHALL MC LUHAN
Imagem: http://www.nextnature.net/2009/12/the-playboy-interview-marshall-mcluhan/
Herbert Marshall Mc Luhan, nasceu em 21 de Julho de 1911 em Edmonton.
Aos 23 anos formou-se em Literatura Inglesa Moderna na Universidade de Manitoba, no Canadá. Em 1942, obteve os títulos de mestre e doutor em Filosofia pela Universidade de Cambridge.
Marshall, considerado um pensador contemporâneo, foi também professor de literatura inglesa no Canadá e de diversas universidades dos Estados Unidos. Hoje é tido como autoridade mundial em comunicação de massas.
Dentre seus livros que tiveram grande influência, destacam-se “A galáxia de Gutenberg” de 1962, e “Os meios de comunicação como extensões do homem” de 1974.
Faleceu em 31 de Dezembro de 1980, enquanto dormia, em Toronto.
3 ANÁLISE “O MEIO É A MENSAGEM”
Marshall estabeleceu como objeto de estudo o “meio” e para impactar, utilizou a frase “o meio é a mensagem”, para que conhecessemos a intensidade e o entorpecimento que os meios tem em proporcionar sentidos, opiniões, tecnologia, cultura, etc. Assim, a mensagem desencadeia diversas tonalidades, ganhando contornos e criando diferentes significados.
Quando McLuhan afirmou em 1964, a frase “o meio é a mensagem” a palavra “meio” não existia em seu significado atual como um canal de comunicação, e assim ele defende