resumo
Paul Félix Lazarsfeld nasceu na Áustria, na cidade de Viena, em 1901. Era filho de um advogado socialista de classe média. Cresceu e viveu no meio de intelectuais e artistas como Otto Neurath, Karl Renner e Friedrich Adler. Em sua época a música clássica, a literatura, e a popularidade do teatro despertaram seus interesses por estudos sobre a Comunicação.
Em 1925, obteve pela Universidade de Viena, o seu doutorado pela Universidade de Viena defendendo sua tese intitulada "Die Perihewegung des Merkur" .Sua tese foi uma aplicação da teoria da gravitação de Einstein para o movimento do planeta Mercúrio. No mesmo ano, fundou um instituto de pesquisa dedicado à aplicação da psicologia para os problemas sociais e econômicos. Em 1926 casou-se com a socióloga Marie Jahoda.
Mudou-se para os Estados Unidos em 1933 onde foi diretor do Gabinete de Pesquisa Radiofónica na Universidade de Princeton depois de receber um fundo da Fundação Rockfeller para a pesquisa sobre Sociologia e Psicologia associada à comunicação.
Foi professor na Universidade de Columbia, onde fundou o Bureau of Applied Social Research, onde propôs, demarcando-se da Escola de Chicago, do marxismo e da Escola de Frankfurt, um novo estilo de sociologia: burocrática, profissional, comercial, padronizada, técnica e empírica. Lazarsfeld assumiu durante vários anos a presidência da Associação Americana de Sociologia.
Paul Lazarsfeld deu origem ao modelo teórico em que as mensagens seguem fluxos indiretos devido às configurações do grupo de pertencimento do indivíduo. Ele desenvolveu a teoria por meio de pesquisas desenvolvidas durante a Segunda Guerra Mundial sobre a mídia e intenção de voto realizada em Ohio, no ano de 1940. Tal estudo se relaciona com a personalidade dos eleitores, sua formação e critério e influência dos meios na tomada de decisão. O principal meio estudado foi o rádio.
Em 1955, publica mais uma obra em parceria com E. Katz intitulada “Personal Influence: The part