Minuto
Os governos dos países do euro voltaram a mostrar-se dispostos a financiar um terceiro resgate para a Grécia mas exigem de Atenas um plano "credível e viável" de longo prazo, que Alexis Tsipras ficou de apresentar até ao fim desta semana. Após seis meses de avanços e recuos, pela primeira vez os líderes europeus dizem estar agora preparados para um 'Grexit'. Nova cimeira - agora com os líderes dos 28 países da União Europeia - ficou pré-agendada para domingo. Esse será o dia "D".
PONTO DE SITUAÇÃO NA CRISE GREGA
Depois do "não" ter vencido no referendo de domingo, voltam as negociações entre a Grécia e os credores. Já sem Yanis Varoufakis como ministro das Finanças. Esta terça-feira, 7 de Julho, decorrerá um Eurogrupo que se inicia por volta da hora do almoço e os líderes europeus também se reunirão ao final do dia. Ontem estiveram reunidos os líderes da Alemanha, Angela Merkel, e da França, François Hollande, tendo no final pedido propostas "sérias" a Alexis Tsipras, que as prometeu apresentar esta terça-feira, 7 de Julho.
O primeiro-ministro grego falou também com o presidente do Banco Central Europeua (BCE), Mario Draghi, tendo pedido ao responsável um aumento da liquidez para a banca grega, que continua fechada, pelo menos, até quarta-feira. Os bancos deviam reabrir esta terça-feira, 7 de Julho, mas o encerramento dos balcões fori prolongado. O BCE manteve o tecto para a linha de emergência para a banca, mas obrigou os bancos gregos a reforçarem os colaterais.