Ministerio
Ministério: ministerium. É o ofício do servo. É o menor, é aquele que existe para servir.
O MP ou aquele que exerce esse ministério, aquele que serve o público, ele exerce em verdade função, e função não é nada mais que exercer algo em nome e para outra pessoa. O MP serve o povo, para o povo e em cumprimento a uma determinação legal.
O MP já está no Brasil há muito tempo.
Há quem diga que a origem mais remota do MP eram os madiais (procuradores do rei no Egito), mas o MP foi durante muito tempo uma espécie de procurador do rei, mas hoje ele não é. Antes o MP exercia a atividade que conhecemos hoje como Advocacia Pública.
Há algum ranso do MP nos termostitis, que eram aqueles funcionários gregos que tinham a função de oferecer denuncia e assim já aproximamos da função do MP hoje.
O MP antigamente, estava ligado, principalmente em sua origem mais remota, a defesa dos interesses daqueles que exercem chefia de algum Estado. E mais recentemente, e não se descolou disso, era a titularidade do poder de coerção do Estado, ou seja, se já nos termostits o MP era aquele que oferecia denúncia, desde aquela época o MP exercia a atividade da persecução penal.
Fora isso, há aqueles que dizem que o primeiro germe do MP eram os efros, aqueles que fiscalizavam a vida pública e a vida do rei em Sparta ou os saions, funcionários germânicos que tinham a função de tutelar o Fisco e cuidar dos interesses das famílias.
O mais comum é que o MP começa a ser conhecido na Ordenância de Felipe IV, de 25 de março de 1302, é a partir daqui que ele passa a ser entendido como uma Instituição. Portanto, a instituição nasce na França, lá pelos idos de 1302.
A expressão Ministério Público ou minister public parece ter surgido no século XVIII, na França, nas cartas de um Chanceler Francês, entre 1730 e 1736 e daí a expressão se espalha por toda a Europa.
E espalhando pela Europa nós chegamos ao Brasil Colônia. O MP surge no Brasil muito antes da CF de 88, surge com a