mini
Instituto de Novas Profissões
Relações Públicas e Publicidade – 3.º Ano – Turma N
Atelier de Relações Públicas
1. História
O jornal Público é propriedade da Empresa Comunicação Social SA pertencente ao grupo Sonaecom, constituída em Outubro de 1990, quatro meses antes do jornal ter saído para as bancas.
A ideia de criar um jornal de referência nasceu em 1989 num grupo de jornalistas que do Expresso, onde se destacaram Vicente Jorge Silva, Joaquim Fidalgo, Jorge Wemans e Manuel Fernandes que é actualmente o director do jornal. O seu intuito era criar um jornal diário de referência, como já existia em outros países próximos.
O primeiro editor e co-fundador deste órgão de comunicação foi Vicente Jorge Silva, jornalista que desempenhou um importante papel na renovação da imprensa portuguesa.
Um ano após a sua existência integrou-se na World Media Network, uma associação da qual fazem parte alguns dos jornais de referência mundiais, entre os quais o espanhol El Pais, o francês Liberation e o italiano La Stampa. Publicou ainda alguns suplementos conjuntamente com esta associação.
Em 1995 criou o PÚBLICO On-line, que consistiu na publicação da edição impressa, actualmente com uma nova designação: Publico.pt. Decorridos quatro anos após a publicação on line, foi criado, em Setembro de 1999, um serviço independente de notícias que iam sendo actualizadas diariamente várias vezes ao dia.
Foi o primeiro jornal nacional a editar coleccionáveis, no ano de 1992. Começou com suplementos especiais, livros, enciclopédias, e CDs e CD-ROMs, a partir de 1999 e DVDs a partir de 2003.
Foi publicada pela primeira vez, em 16 de Maio de 2003, a edição em papel de uma revista que teve origem no site com o mesmo nome, Guia do Lazer.
Anualmente, publica em colaboração com a Universidade Autónoma de Lisboa, um Anuário de Relações, o Janus, desde 1997.
O Público elegeu um provedor do leitor, cargo