Mini
Gestão Ambiental é o conjunto de práticas operacionais que visam a eliminação ou minimização de impactos ambientais no ciclo do processo produtivo de um produto.
Quanto maior o grau de eficácia desse Programa de Gestão Ambiental, maior é o benefício ambiental.
Sistema de Gestão Ambiental: Diretrizes e atividade administrativas e operacionais, tais como planejamento, direção, controle, alocação de recursos e outras realizadas com o objetivo de obter efeitos positivos sobre o meio ambiente, eliminando ou reduzindo os problemas ambientais causados pela ação antrópica.
O CICLO P-D-C-A: Aplicável aos sistemas de Gestão
Visando a obtenção de Certificações
Para estar de acordo com o SGA (Sistema de Gestão Ambiental), no mínimo tem que atender-se a legislação e identificar o tipo de impacto ambiental que sua empresa pode causar.
Grande necessidade: Um mecanismo de controle para saber se os objetivos propostos estão no rumo certo.
Esse mecanismo de controle chama-se AUDITORIA AMBIENTAL.
Não conformidades são sinais de alerta, são avisos de necessidades de correções que devem ser analisadas, combatidas e sanadas, sob pena de não obtenção da certificação.
Exemplo:
Empresa Pork Terra
ATIVIDADES Lavouras de Café e milho Suinocultura Processamento de carnes suína
PROBLEMAS Atrativos para moscas
AMBIENTAIS Fortes Odores Lançamento “in natura” no corpo d’água
COPs: foram consideradas infrutíferas pois de um lado estavam os países em desenvolvimento, que querem que apenas os países desenvolvidos tenham metas de redução dos gases porque no total eles já poluíram mais e por outro lado, os países desenvolvidos aceitam ter metas, mas não fixam valores. Também querem que os países em desenvolvimento sejam obrigados a reduzir as emissões, mesmo que em menor escala.
Protocolo do Kyoto: sua assinatura foi realizada em 11 de dezembro de 1997 em Kyoto (Japão), e entrou