cancer
FICHAMENTO: ECONOMIA
Natal 2013
Unidade I
Introdução ao pensamento científico sobre o social.
A Europa no século XVII-XVIII assistiu a uma série de mudanças no cenário político, econômico e social, destacam-se: o Iluminismo, conhecido como movimento político e intelectual (séc. XVII-XVIII), que se caracterizava pelo racionalismo, antimercantilismo, antiabsolutismo e o anticlericalismo; a Revolução Industrial (1750) ocorrida na Inglaterra, esta que teve como papel principal introduzir a máquina a vapor; e na Revolução Francesa (França, 1798-1799) estavam em causa o Antigo Regime e a autoridade do clero e da nobreza,seu resultado foi abolicão da servidão e os direitos feudais, foi neste contexto de mudança que á Sociologia começava a ser esboçada e buscava determinar uma nova ordem das relações humanas, para descrever e interpretar comportamentos de grupos, normas, valores, instituições e modelos sociais de conduta, pois era isto que determinava a integração e a geração de sistemas sociais.
O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte, que tinha como objetivo unificar todos os estudos que fossem relativos ao homem. O surgimento desta ciência se deu em um momento em que o capitalismo estava impulsionado, desencadeado pelas revoluções que foram citadas acima. O triunfo desta economia proporcionou crescimento vasto da industrialização, representando grandes modificações no modo de viver das pessoas, e com o crescimento descontrolado das cidades aumentaram-se os índices de prostituições, suicídios, violências, epidemias, entre outras, por estes fatos a Sociologia pode ser considerada uma “[...] manifestação do pensamento moderno. A evolução do pensamento científico [...]” (MARTINS, 1982, p.5).
Estas situações novas, impostas pela sociedade capitalista fizeram com que a sociedade passasse a ser vista como um “problema”, propiciando análises e